Dia da Aviação em Alcafozes
A AOPA PORTUGAL NAS FESTIVIDADES DA SENHORA DO LORETO
A AOPA Portugal, na continuação da sua implantação na comunidade aeronáutica portuguesa, a exemplo do que acontece por esse mundo fora desde a sua origem nos Estados Unidos da América há mais de 50 anos, quis também este ano começar a estar presente nas comemorações em honra de Nossa Senhora do Loreto, que no nosso país se realizam em Alcafozes, no início de Setembro e em Lisboa em Dezembro.
Como é habitual as principais organizações aeronáuticas estiveram presentes com dignos representantes e as suas bandeiras, que alegraram a Igreja e as procissões; a nocturna que no sábado percorreu as ruas da aldeia levando a Senhora para o Santuário e a de segunda-feira pela manhã no culminar das festividades, que deu a volta ao recinto depois de celebrada Missa solene presidida pelo Pároco e pelo Capelão da Força Aérea, com as Sagradas leituras efectuadas pelo general representante do Chefe de Estado Maior da Força Aérea e pelo presidente da TAP Portugal Eng. Fernando Pinto que não quis deixar de estar presente no ano em que se comemora o 40º ano da presença pioneira da nossa Companhia de aviação.
A homilia foi aproveitada para realçar o que é importante na vida, quer da comunidade local, quer da aeronáutica que é mundial e todos são iguais aos olhos do Senhor, como o Prior indicou, apesar de alguns, nas suas barbas, não terem entendido e persistirem em fazer figuras ridículas e exporem-se ao julgamento dos seus pares, também pecadores, só que recatados…
De qualquer modo, todos nós ficámos a dever tão excelente organização à Emília Macedo assistente da TAP Portugal que de ano para ano consegue sempre algo melhor e também desta vez quis acolher com todo o destaque a AOPA Portugal, neófita nestas celebrações, mas com intenção de participar cada vez mais activamente, como vem fazendo em todos os aspectos da aviação geral em Portugal.
Como o coro cantou, como o Prior afirmou, a Senhora do Loreto porá a sua mão sob os nossos aviões.
Apresentação de livro
Vai decorrer no proximo dia 29 de Julho na Base Aérea de Sintra - núcleo do Museu do AR - a apresentação do livro do saudoso Cte Faria e Mello pelas 18H30.
A entrada é livre, e serão bem-vindos todos os associados da AOPA e todas as pessoas que se interessem pela Aviação!
Licenciamento de pistas de Ultraleves
Está a terminar o prazo para o licenciamento/legalização das pistas de ultraleves, de acordo com as disposições do Dec.-Lei nº 238/2004, de 18 de Dezembro, republicado pelo Dec.-Lei nº 283/2007, de 13 de Agosto.
É muito importante que todos os proprietários/operadores estejam alerta para esta necessidade de licenciamento!
Os dados referentes ao licenciamento destas pistas podem ser obtidos directamente no site do INAC .
A AOPA está disponível para ajudar os seus associados nesta tarefa devendo os associados que pretendam ajuda neste processo contactar a AOPA pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
Clique abaixo para saber mais pormenores sobre algumas das questões de licenciamento que têm suscitado mais dúvidas e que foram recentemente esclarecidas pelo INAC, resultado nomeadamente da sessão de trabalho que decorreu no INAC no passado dia 27 de Junho e em que a AOPA esteve representada.
Reunião de trabalho AOPA-NAV
Decorreu no passado dia 7 de Julho nas instalações da NAV PORTUGAL uma reunião de trabalho entre a AOPA e a NAV, para análise e discussão de alguns problemas na gestão do espaço aéreo em Portugal que tinham sido previamente elencados pela AOPA.
A reunião alcançou resultados muito positivos, tendo a AOPA contado com uma atitude de franca amizade e vontade de solução dos problemas por parte dos representantes da NAV. A AOPA reitera por isso os seus agradecimentos à NAV PORTUGAL pela reunião havida, e bem assim pelo excelente canal de comunicação que ficou estabelecido para o futuro.
Clique abaixo para saber mais pormenores dos assuntos tratados na reunião.
Uma Frequencia Unicom para Portugal
A Direcção da Aopa Portugal defendeu, em recentes encontros com o INAC, o estabelecimento de uma frequência Unicom para Portugal, que seria utilizada em comunicações ar-ar e terra-ar na proximidades de aerodromos sem frequencia local especifica atribuida.
Embora o Serviço de Informação de Voo proporcionado por Lisboa Militar seja já entre nós uma preciosa ajuda rádio nos voos VFR em espaço aéreo não controlado, aliás sem paralelo na Europa, a verdade é que em diversos aerodromos sem frequencia radio própria ,o sinal radio de Lisboa Mil não é captado, para alem de não ser adequado usar Lisboa Mil como frequencia local.
Por outro lado, o uso da frequencia 123.45 não é vocacionado para tais comunicações, dado ser empregue para os mais diversos tipos de conversações de carácter pessoal.
Se fosse estabelecida oficialmente como nos Estados Unidos uma frequencia unica que garanta a comunicação de todos os aviões do circuito ou nas proximidades, a segurança em manobras de aproximação ficaria altamente reforçada.
A Aopa Portugal vai assim propor formalmente ao INAC que defina uma frequencia como frequencia Unicom, admitindo-se a reutilização da frequencia de 123.50 que nos anos 60 desempenhava essa finalidade.
Proposto pela EASA novo regime de licenciamento de pilotos
Foi hoje anunciado pela EASA o propósito de submeter à Comissão Europeia um novo regime legal de licenciamento dos pilotos que se aplique imperativamente em todos os Estados da União Europeia.
Reconhecendo que actualmente as normas JAR careciam sempre de um diploma legal de transposição para cada ordem juridca nacional- como a Aopa Portugal sempre sustentou - a EASA pretende agora que seja adoptado um Regulamento comunitário de aplicação directa e obrigatória em todos os Estados da União. Admite no entanto uma margem de flexibilidade para o licenciamento de pilotos particulares, cujas condições (incluindo o Syllabus) poderão variar consuoante o proposto pelas organizações de formação (escolas credenciadas).