Uma nova fase da Aviação Ultraleve!
Num recente workshop do Praga Air Show (que até nem foi em Praga, mas em Pribram) os delegados de toda a Comunidade Europeia , onde a AOPA também esteve representada, chegaram unanimemente a uma redefinição de aeronaves ultraleves , em que da América o que se deve aceitar, é simplesmente o peso, e que mesmo esse pode ficar-se pelos 600 Kg !.
Nada de castrações de limites de velocidades de cruzeiro e de limitações ao uso de hélices de passo variável e trens retrácteis, de uso comum na aviação ultraleve da Europa.
Assim foi recomendado que todos os pilotos, todas as associações, todas as escolas de pilotagem e todos os que fazem parte da indústria devem fazer chegar à Associação Checa (LAA), à AOPA dos seus países e às autoridades DGACs e no nosso caso INAC, o que pretendem que uma legislação comunitária verdadeiramente simples inclua como definição de aeronave ultraleve e respectiva licença.
Pretende-se uniformizar uma categoria de aeronaves em plena expansão, que com a autorização de mais uns quantos quilos na sua concepção pode aumentar a segurança e diminuir os custos pela inclusão de materiais menos dispendiosos sem diminuir esta segurança, antes pelo contrário, por darem aos construtores mais possibilidades de desenho sem tantas restrições.
É a seguinte a redefinição proposta:
1. Aeronaves ultraleves de asa fixa, ou móvel sem tracção (auto giros) Monomotores Mono, ou bilugares
Terrestres: MMD 600 Kg ,
Aquáticas, ou anfíbias: MMD 630 Kg
-
Com ou sem sistema balístico de recuperação (pára-quedas) cujo peso não estará incluído no máximo referido
Velocidade máxima de perda 65 km/h
Capacidade estrutural mínima +4 / - 2 G
Nível de ruído não superior a 85 dB
2. Licença de pilotos de ultraleves para a categoria de aeronaves proposta:
Básica (syllabus com incidência primordial, no material e aerodinâmica de voo, meteorologia, navegação, legislação, disciplina e fisiologia, comunicações.
Averbamentos de: radiocomunicações, hélices de passo variável, trens retrácteis.
Aqui fica o repto europeu!
Se concorda com esta proposta de redefinição da aviação ultraleve, envie a sua mensagem para:
-> Light Aircraft Association (Czech Republic)
LAA ČR, Ke Kablu 289, 102 00 Praha 10, Czech Republic
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ---> texto que sugerimos (se desejar faça copy paste deste texto em inglês para o seu email)
-> Easa
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ---> texto que sugerimos (se desejar faça copy paste deste texto em inglês para o seu email)
-> INAC
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. : ---> texto que sugerimos (se desejar faça copy paste deste texto em português para o seu email
-> AOPA Portugal
Visita da AOPA à NAV PORTUGAL
Conforme previamente noticiado aos nossos associados, decorreu no passado sábado dia 24 de Maio de 2008, uma visita especial organizada pela NAV PORTUGAL para a AOPA ao Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa.
A visita, que teve como anfitriões os controladores Virgílio Belo e Francisco Salgado, foi um enorme sucesso, tendo contado com a presença de mais de duas dezenas de associados.
Foi possível visitar por grupos a nova sala onde se encontram os controladores de tráfego aéreo de toda a FIR de Lisboa e bem assim a torre de controlo do aeroporto.
Após a visita realizou-se um almoço de confraternização com os nossos anfitriões que decorreu no Club TAP, e onde foi possível discutir alguns dos problemas e anseios que os associados da AOPA encontram no espaço aéreo gerido pela NAV PORTUGAL.
A AOPA PORTUGAL expressa publicamente à NAV PORTUGAL o seu reconhecimento e agradece as facilidades concedidas na marcação desta visita em data e horários especiais face aos normalmente praticados.
AOPA ASF Meteorologia
AOPA Air Safety Foundation proporciona no seu site uma explicação sobre Meteorologia utilizando um grafismo apelativo e casos praticos elucidativos .
Aceda a esta demonstração em
http://flash.aopa.org/asf/wxwise_fronts/wxwise_fronts.cfm
Visita à NAV
Foi remarcada a visita às instalações da NAV para o próximo dia 24 de Maio dos associados da Aopa Portugal .
Vamos ter ocasião de ver os novos equipamentos de controlo de tráfego já em funcionamento, e de verificar como está operando a Aproximação de Lisboa e Lisboa Militar ou Lisbo Info numa das horas que vêm registando mais tráfego .
Pedimos aos associados que procedam à confirmação da sua presença o mais depressa possível.
O encontro está marcado para as 10h45 junto à entrada da NAV no edificio 118, proximo do Aeroporto de Lisboa.
A seguir à visita poderemos almoçar, em conjunto com colaboradores da NAV, num restaurante das proximidades.
Workshop
Realizou-se no Sábado dia 19 de Abril o anunciado Workshop no Aerodromo de Vilar de Luz promovido pela Aopa Portugal,com o apoio do Aeroclube de Portugal e da Nortavia !
Apesar da chuva e do mau tempo foram muitos os interessados que compareceram no local, na sua maioria pilotos locais e alunos da escola de pilotagem da Nortavia.
Depois de uma apresentação da Aopa Portugal pelo seu presidente Robin de Andrade, o vice presidente da Aopa Portugal Fernando Teixeira apresentou em powerpoint o tema "Procedimentos e manobras em aerodromos não controlados" de uma forma interactiva, prolongando-se a sessão por cerca de 5 horas, face ás muitas intervenções da assistencia, e aos sucessivos exemplos da experiencia de cada um sobre um tema tão importante para a segurança aeronautica!
Lembremo-nos que a grande maioria dos aerodromos nacionais não têm torre de controlo, e a segurança da operação das aeronaves assenta precisamente no cumprimento por todos os pilotos de um conjunto de regras e conselhos que importa divulgar e debater.
Esta foi tambem uma magnifica sessão de convivio sobre temas aeronauticos, tão importante para que se comece a formar uma verdeira comunidade aeronautica entre nós!
Desta forma a Aopa Portugal abre uma nova área de actividade que tão importante se revela para a promoção e defesa da Aviação Geral !
Pistas para ultraleves
Encontram-se ainda por legalizar dezenas de pistas para ultraleves em Portugal.
De acordo com o Regulamento 164/2006, o prazo limite para essa regularização termina em 8 de Setembro de 2008, mas o INAC informa que, apesar da proximidade da data, apenas deram entrada nos seus serviços até à data, ... 3 processos!
Pode consultar online o Regulamento 164/2006 e verificar quais os requisitos e os termos do processo de legalização, nos artigos 57 e seguintes.