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É com crescente preocupação que a Aopa Portugal vem assistindo a crescentes restrições e atrasos aos voos VFR de e para o Aeródromo Municipal de Cascais (LPPT) – veja-se o Anexo 2 – que neste momento é sem dúvida o maior aeródromo da Aviação Geral no nosso País. Tais constrangimentos, que se traduzem em maior consumo de combustível e enormes atrasos, derivam da recusa do Controle de Aproximação de Lisboa em "aceitar mais tráfego" e estão bem reflectidos no Anexo 2.

Ao contrário do que sucede com aeródromos similares em Espanha, como Cuatro Vientos (LECU), inserido numa área onde se encontram vários aeroportos de muito maior tráfego do que Lisboa, não se encontram publicados procedimentos adequados de aproximação VFR para LPCS, nem para as partidas. nem para as chegadas.

Os Membros da Direcção da Aopa Portugal reconduzidos para novo mandato são

José Robin de Andrade- Presidente

Fernando Teixeira- vice Prresidente

Gonçalo Areia - Secretário

Gualdino Louro -. Tesoureiro

Rui Lourenço - Vogal

Os membros do Conselho fiscal reconduzidos para novo mandato são:

Luis Laureano Santos- Presidente

Artur Caracol - vogal

Manuel Champalimaud- vogal

Segundo informa a Aopa dos Estados Unidos, Brown, um piloto privado que se encontrava a bordo, foi para a cabine do Boeing 757 e ajudou o copiloto a rever os check list, operar os flaps e as comunicações.

Aeronaves registadas em Portugal em 2005 / conforme tipo de operação
tipo de operação numero percentagem
Aeronaves do Estado 5 0,47%
Escola 194 18,30%
Privado 520 49%
Trabalho Aereo 84 7,92%
Trabalho Aereo/Escola /Transporte Aereo não regular 1 0,09%
Trabalho Aereo/Transporte aereo não regular 31 2,92%
Transporte aereo não regular 149 14,06%
Trasnporte Aereo regular / não regular 66 6,23%
Transporte particular 9 0,85%
Transporte particular / transporte aereo não regular 1 0,09%