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Ontem, dia 9 de Janeiro de 2017, a Aopa Portugal apresentou à ANAC uma exposição em que, entre outros pontos, requereu que os aviões de registo nacional beneficiassem através da ANAC de  acesso a fundos comunitários para cumprir a obrigação de substituição de rádios por outros com espaçamento de 8.33 khz. Juntou para o efeito documento comprovativo de iniciativa identica por parte da Civil Aviation Authority do Reino Unido (CAA). 

Hoje dia 10 de Janeiro,  a ANAC enviou uma comunicação a vários particuilares e a empresas de manutenção aeronáutica, em que anunciou a existência de um programa da União Europeia destinado a comparticipar no custo da substituição de rádios. Impõe no entanto um prazo para a inscrição no programa absurdamente curto, pois exige que as inscrições sejam enviadas até ... amanhã dia 11 de Janeiro !!!

A Aopa Portugal apoia e elogia a iniciativa do ANAC, embora não possa deixar de estranhar que tal iniciativa apenas surja depois de a Aopa ter suscitado a questão, e fixando-se um prazo de inscrirção absurdamente curto!

 

Junta-se acópia do email da ANAC

De: Joao Paulo Santos [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]
Enviada: terça-feira, 10 de janeiro de 2017 14:24
Cc: Radios
Assunto: URGENTE: Financiamento da União Europeia para equipamento das aeronaves da aviação geral – Programa Connecting Europe Facility (CEF) 2014-2020

Exmo. Senhor,

Relativamente ao assunto em epígrafe, informa-se que a Comissão Europeia estabeleceu um Programa Connecting Europe Facility (CEF) 2014-2020, com vista à criação de candidaturas para financiar, em 80% , o  retrofit das aeronaves de forma a serem equipadas com rádios que cumpram o espaçamento de 8.33KHz.

O Eurocontrol tomou a iniciativa de criar um consórcio internacional com vista à apresentação de uma candidatura ao CEF 2014-2020 destinada ao financiamento de equipamentos de comunicações das aeronaves (retrofit), este consórcio será constituído pelas organizações de aviação geral interessadas em participar (e.g. associações; aeroclubes, particulares, etc)

Neste sentido, esta Autoridade tomou a iniciativa de liderar o processo de identificar os interessados à candidatura de financiamento junto do referido consórcio, para tal devem os interessados preencher o quadro infra e responder para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.:

Marcas de Nacionalidade e Matricula Proprietário ou Representante Legal Morada E-mail
       
       
       
       
       

No caso de não ser o proprietário, mas ser por exemplo uma organização de manutenção, agradecemos que seja contactado o proprietário ou que nos seja informado do desconhecimento do mesmo.

Nota: acrescentar linhas conforme necessário

ATENÇÃO: prazo de resposta até ao final do dia de amanhã.

Com os melhores cumprimentos,

 

Joao Paulo Santos
Departamento de Controlo de Navegabilidade
Airworthiness Control Department

http://www.anac.pt/sitecollectionimages/anac/anac-micro-logo.gif Autoridade Nacional da Aviação Civil
Portuguese Civil Aviation Authority
Morada: Rua B, Edifício 4 - Aeroporto Humberto Delgado
1749-034 Lisboa
Portugal
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel.: +351 21 284 22 26 (Ext: 2240)
Fax: +351 21 842 35 83
Web: www.anac.pt

No passado Domingo dia 18 de Dezembro começámos a fazer Voos de Treino em conjunto. 

A visibilidade estava perfeita, mas havia um vento forte do quadrante leste (060 com 20 nós e rajada de 26) que exigia algum cuidado na descolagem e aterragem na pista em uso em Tires (a 35) .

Vários associados partiram de Tires e voaram para Évora de manhã, onde pudemos treinar na pista 01 a técnica de aterragem com vento cruzado. O "debriefing" das aterragens aconteceu no simpático café local à volta de um café e de uns pasteis de nata.... Regressámos a Cascais ainda a tempo para o almoço!

E decidimos repetir mais vezes !.

 

 

IAOPA Enews de Dezembro, distribuido pelas organizações Aopa de todo o mundo, abre com noticia sobre a Aopa Portugal :

 

AOPA Portugal Secures Discounted Handling Charges for AOPA Members

AOPA Portugal has negotiated with Portway Handling de Portugal SA an agreement whereby members of AOPA Portugal and all IAOPA members will benefit from special rates in the handling services provided by Portway at Portuguese airports (Lisboa-LPPT, Porto-LPPR, Faro-LPFR, Funchal-LPMA). 

These services include transportation by car between the aircraft and terminal, reserving slots and arranging fuel. The price will be, for 90 minutes’ assistance, 90 Euros in Lisbon, 46 Euros in Faro, Porto and Funchal. For flights with arrival one day and departure other day and 120 minute of assistance, the prices will be 103 Euros in Lisbon, 62 Euros in Porto, Faro and Funchal. 

Due to a change of policy of Portuguese authorities, since the middle of 2016 all international flights in Portugal, including Schengen flights, should have, as origin or destination, one of these 4 airports, where the usage of handling is mandatory. The only other alternative would be Cascais (LPCS) where handling is not required, but it is still necessary to apply and obtain a previous permission from the Portuguese Aviation Authorities (ANAC). 

Aos 6 de Dezembro de 2016, pelas 12:00 horas, iniciou-se ao abrigo do art.º 6º dos Estatutos, a Assembleia Geral extraordinária da AOPA Portugal – Associação de Operadores e Pilotos de Aeronaves, na sede do APPLA – Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea, sita na Rua Frei Tomé de Jesus, nº 8, em Lisboa,
A Assembleia Geral da AOPA versou sobre os seguintes pontos 
1. - Informação sobre contactos com a APAU e discussão sobre o futuro da AOPA PORTUGAL
Foi apresentado pelo presidente da Direção os contactos e reuniões tidos com a APAU, tendo em vista uma plataforma de entendimento e eventual processo de integração da AOPA com a APAU e também com a EAA.
Os contactos estabelecidos não têm tido continuidade por aparente falta de interesse da APAU e com base nisso foi deliberado manter a AOPA nos termos atuais.
2. - Deliberar sobre o montante da quota anual devida pelos sócios em 2016 e anos subsequentes e sobre os efeitos do não pagamento
Face à impossibilidade de manter atualmente a assinatura da revista AOPA PILOT, e tendo em conta a atividade reduzida da AOPA, foi discutida a estrutura de custos atual da associação, e assim sendo foi deliberado diminuir a quota para 12 euros anuais.
3. - Deliberar sobre a recomposição dos órgãos sociais
Face a algumas indisponibilidades manifestadas por membros dos órgãos sociais, foi deliberado designar os associados Paulo Moura Marques e António Penaforte Rodrigues para respetivamente, vogal e tesoureiro da direção, cessando funções na direção os associados António Onofre Pereira e José Madeira.
Quanto ao Conselho Fiscal, cessa funções o associados Carlos Tomaz e é designado o associado Ricardo Karrer Rodrigues.

A Nav Portugal executou e irá muito em breve ter disponivel para distribuição a nova carta Aeronáutica ICAO 1:500 000 que era anteriormente elaborada pelo Inac

A nova carta foi na sua raiz elaborada pelo Centro de Informação Geospacial do Exercito tendo a colaboração da Força Aérea Portuguesa e da Aopa Portugal (que para o efeito foi representada pelo Com. Carlos Tomás) 

Veja detalhes em http://cavok.pt/2016/07/07/nova-carta-aeronautica-vfr/