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Vai decorrer no proximo dia 29 de Julho na Base Aérea de Sintra - núcleo do Museu do AR - a apresentação do livro do saudoso Cte Faria e Mello pelas 18H30.

A entrada é livre, e serão bem-vindos todos os associados da AOPA e todas as pessoas que se interessem pela  Aviação! 

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Está a terminar o prazo para o licenciamento/legalização das pistas de ultraleves, de acordo com as disposições do Dec.-Lei nº 238/2004, de 18 de Dezembro, republicado pelo Dec.-Lei nº 283/2007, de 13 de Agosto.

É muito importante que todos os proprietários/operadores estejam alerta para esta necessidade de licenciamento!

Os dados referentes ao licenciamento destas pistas podem ser obtidos directamente no site do INAC .

A AOPA está disponível para ajudar os seus associados nesta tarefa devendo os associados que pretendam ajuda neste processo contactar a AOPA pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Clique abaixo para saber mais pormenores sobre algumas das questões de licenciamento que têm suscitado mais dúvidas e que foram recentemente esclarecidas pelo INAC, resultado nomeadamente da sessão de trabalho que decorreu no INAC no passado dia 27 de Junho e em que a AOPA esteve representada.

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 Decorreu no passado dia 7 de Julho nas instalações da NAV PORTUGAL uma reunião de trabalho entre a AOPA e a NAV, para análise e discussão de alguns problemas na gestão do espaço aéreo em Portugal que tinham sido previamente elencados pela AOPA.

A reunião alcançou resultados muito positivos, tendo a AOPA contado com uma atitude de franca amizade e vontade de solução dos problemas por parte dos representantes da NAV. A AOPA reitera por isso os seus agradecimentos à NAV PORTUGAL pela reunião havida, e bem assim pelo excelente canal de comunicação que ficou estabelecido para o futuro.

Clique abaixo para saber mais pormenores dos assuntos tratados na reunião. 

 

A Direcção da Aopa Portugal defendeu, em recentes encontros com o INAC, o estabelecimento de uma frequência Unicom para Portugal, que seria utilizada em comunicações ar-ar e terra-ar na proximidades de aerodromos sem frequencia local especifica atribuida.

Embora o Serviço de Informação de Voo proporcionado por Lisboa Militar  seja já entre nós uma preciosa ajuda rádio nos voos VFR em espaço aéreo não controlado, aliás sem paralelo na Europa, a verdade é que em diversos aerodromos sem frequencia radio própria ,o sinal radio de Lisboa Mil não é captado, para alem de não ser adequado usar Lisboa Mil como frequencia local. 

Por outro lado, o uso da frequencia 123.45 não é vocacionado para tais comunicações, dado ser empregue para os mais diversos tipos de conversações de carácter pessoal.

 

Se fosse estabelecida oficialmente como nos Estados Unidos uma frequencia unica que garanta a comunicação de todos os aviões do circuito ou nas proximidades,  a segurança em manobras de aproximação ficaria altamente reforçada.

 

A Aopa Portugal vai assim propor formalmente ao INAC que defina uma frequencia como frequencia Unicom, admitindo-se a reutilização da frequencia de 123.50 que nos anos  60 desempenhava essa finalidade. aopa.jpg

 

 

 

 

twrimage2.gifBrevemente sera alterada a frequencia do AFIS de VISEU LPVZ

 

New AFIS frequency for LPVZ 122,700 MHZ