A Direcção da Aopa Portugal recebeu hoje uma carta registada da Direcção do INAC em que este organismo confirma oficialmente que, conforme proposto pela Aopa Portugal, Portugal passará a ter uma frequência Unicom: 122.500.

O que é afinal uma frequencia Unicom e por que razão tem a Aopa Portugal vindo a insistir  na sua adopção no nosso País?

A frequencia Unicom é a frequencia que os pilotos devem utilizar ao aproximar-se de um aerodromo sem frequencia especifica atribuida, para comunicar com outros pilotos que se encontrem no circuito ou em terra e assim darem-se a conhecer e conhecerem as condições da operação nesse momento. Naturalmente será tambem a frequencia usada pelos outros pilotos em terra,  no circuito ou em afastamento.

Por essa razão apenas deve ser usada num circulo de 10 Milhas Nauticas a partir do centro do aerodromo e numa altitude não superior a 2000 pés agl, ou seja, acima da altitude do aerodromo.

Por outro lado, como a mesma frequencia pode ser usada em aerodrmos próximos, recomenda-se sempre iniciar a transmissão com a indicação do aerodromo a cujo tráfego se destina. Por exemplo se se pretende comunicar para o trafego de Ponte Sor deve dizer-se  "tráfego de Ponte Sor, CSDDS em aproximação, vindo do Sul a 10 Milhas Nauticas, 2500 pés "

A frequencia Unicom é utilizada nos Estados Unidos mas não na Europa por razões que não descortinamos, pois é manifesta a sua utilidade para operar em aerodromos não controlados e sem frequencia especifica atribuida como sucede em váriadissimos casos em Portugal (Ponte Sor é um exemplo).