Aos 6 de Dezembro de 2016, pelas 12:00 horas, iniciou-se ao abrigo do art.º 6º dos Estatutos, a Assembleia Geral extraordinária da AOPA Portugal – Associação de Operadores e Pilotos de Aeronaves, na sede do APPLA – Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea, sita na Rua Frei Tomé de Jesus, nº 8, em Lisboa,
A Assembleia Geral da AOPA versou sobre os seguintes pontos 
1. - Informação sobre contactos com a APAU e discussão sobre o futuro da AOPA PORTUGAL
Foi apresentado pelo presidente da Direção os contactos e reuniões tidos com a APAU, tendo em vista uma plataforma de entendimento e eventual processo de integração da AOPA com a APAU e também com a EAA.
Os contactos estabelecidos não têm tido continuidade por aparente falta de interesse da APAU e com base nisso foi deliberado manter a AOPA nos termos atuais.
2. - Deliberar sobre o montante da quota anual devida pelos sócios em 2016 e anos subsequentes e sobre os efeitos do não pagamento
Face à impossibilidade de manter atualmente a assinatura da revista AOPA PILOT, e tendo em conta a atividade reduzida da AOPA, foi discutida a estrutura de custos atual da associação, e assim sendo foi deliberado diminuir a quota para 12 euros anuais.
3. - Deliberar sobre a recomposição dos órgãos sociais
Face a algumas indisponibilidades manifestadas por membros dos órgãos sociais, foi deliberado designar os associados Paulo Moura Marques e António Penaforte Rodrigues para respetivamente, vogal e tesoureiro da direção, cessando funções na direção os associados António Onofre Pereira e José Madeira.
Quanto ao Conselho Fiscal, cessa funções o associados Carlos Tomaz e é designado o associado Ricardo Karrer Rodrigues.