A Direcção da Aopa Portugal defendeu, em recentes encontros com o INAC, o estabelecimento de uma frequência Unicom para Portugal, que seria utilizada em comunicações ar-ar e terra-ar na proximidades de aerodromos sem frequencia local especifica atribuida.
Embora o Serviço de Informação de Voo proporcionado por Lisboa Militar seja já entre nós uma preciosa ajuda rádio nos voos VFR em espaço aéreo não controlado, aliás sem paralelo na Europa, a verdade é que em diversos aerodromos sem frequencia radio própria ,o sinal radio de Lisboa Mil não é captado, para alem de não ser adequado usar Lisboa Mil como frequencia local.
Por outro lado, o uso da frequencia 123.45 não é vocacionado para tais comunicações, dado ser empregue para os mais diversos tipos de conversações de carácter pessoal.
Se fosse estabelecida oficialmente como nos Estados Unidos uma frequencia unica que garanta a comunicação de todos os aviões do circuito ou nas proximidades, a segurança em manobras de aproximação ficaria altamente reforçada.
A Aopa Portugal vai assim propor formalmente ao INAC que defina uma frequencia como frequencia Unicom, admitindo-se a reutilização da frequencia de 123.50 que nos anos 60 desempenhava essa finalidade.