A AOPA Portugal participa em reunião de trabalho com NAV, INAC e operadores dos aerodrómos de Vila Real Real e Corvo, para a implementação futura de aproximações de não precisão GNSS."
A AOPA esteve presente dia 22 de Julho de 2009 numa reunião, no INAC, que reuniu a NAV, o INAC, AeroVip e Sata Air Acores. Os objectivos desta desta reunião de trabalho foram a verificação e identificação de futuros erros na elaboração e operação de aproximações de GPS GNSS aos aerodrómos de Vila Real e Corvo.
Estas aproximações são já uma realidade em vários paises da EASA, enquanto que nos Estados Unidos o tipo de procedimento equivalente, GPS/WAAS, já é utilizado para aproximações de precisão equivalentes a ILS Cat I, estando já publicadas em número superior a estas.
Este tipo de aproximação retira qualquer dependência de radio ajudas no terreno, para além de uma maior precisâo. No entanto, estas aproximações só serão autorizadas para operadores e pilotos que tenham o treino e qualificação que será mais tarde, emititida pelo INAC.
A AOPA saúda esta e futuras actividades em que a Aviacao Geral seja tida em consideração. Parabéns aos intervenientes.