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Foram publicados no ultimo AIRAC, para entrarem em vigor em 7 de Junho de 2007, os novos "tuneis" VFR nas TMA de Lisboa, Porto e Faro. Como principais "novidades" nos acessos a Cascais, o Tunel Este surge agora com altitudes diferenciadas conforme o percurso seja feito num ou noutro sentido. As altitudes diferenciadas são uma boa iniciativa, mas não podemos concordar com a altitude de apenas 1500 pés QNH para o percurso desde a Lagoa de Albufeira até Setubal. A proximidade de terreno e a turbulencia recomendariam que no minimo a altitude definida fosse 2000 pés.

Foi hoje publicado no Diário da República do Decreto Lei 148/2007 de 10 de Maio, que "fixa as condições de construção, certificação e exploração dos aerodromos civis nacionais e estabelece os requisitos operacionais, administrativos, de segurança e de facilitação a aplicar nessas infra-estruturas e procede à classificação operacional dos aerodromos civis nacionais para efeitos de ordenamento aeroportuário".

Foi hoje publicado no Diário da República o DL 145/2007 que aprova o novo Estatuto do INAC, substituindo genericamente o DL 133/98 de 15 de Maio de 1998.

O Sistema de Selfbriefing Meteorológico do Instituto de Meteorologia de Portugal foi disponibilizado à comunidade aeronáutica logo que as suas principais funcionalidades ficaram operacionais. Assim, tapou-se o enorme buraco da falta de informação meteorológica para a Aviação Geral.
Contudo, todos os que têm trabalhado dalguma maneira no desenvolvimento do sistema sabiam que, pouco a pouco, o Sistema iria evoluir, quer criando mais funcionalidades, quer melhorando as já disponíveis.

Pode ler neste site o Relatório entregue à Comissão Europeia pela International Council of Aircraft Owner and Pilot  Association / Europe, em que a nossa Associação está filiada, sobre a situação da Aviação Geral na Europa.