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Foi hoje anunciado pela EASA o propósito de submeter à Comissão Europeia um novo regime legal de licenciamento dos pilotos que se aplique imperativamente em todos os Estados da União Europeia. CESSNA01.jpg

 

Reconhecendo que actualmente as normas JAR careciam sempre de um diploma legal de transposição para cada ordem juridca nacional- como a Aopa Portugal sempre sustentou - a EASA pretende agora que seja adoptado um Regulamento comunitário de aplicação directa e obrigatória em todos os Estados da União. Admite no entanto uma margem de flexibilidade para o licenciamento de pilotos particulares, cujas condições (incluindo o Syllabus) poderão variar consuoante o proposto pelas organizações de formação (escolas credenciadas).

 

 

Num recente workshop do Praga Air Show (que até nem foi em Praga, mas em Pribram) os delegados de toda a Comunidade Europeia , onde a AOPA também esteve representada, chegaram unanimemente a uma redefinição de aeronaves ultraleves , em que da América o que se deve aceitar, é simplesmente o peso, e que mesmo esse pode ficar-se pelos 600 Kg !. dinamic.jpg

Nada de castrações de limites de velocidades de cruzeiro e de limitações ao uso de hélices de passo variável e trens retrácteis, de uso comum na aviação ultraleve da Europa. 

 Assim foi recomendado que todos os pilotos, todas as associações, todas as escolas de pilotagem e   todos os que fazem parte da indústria devem fazer chegar à Associação Checa (LAA), à AOPA dos seus países e às autoridades DGACs e no nosso caso INAC, o que pretendem que uma legislação comunitária verdadeiramente simples inclua como definição de aeronave ultraleve e respectiva licença.

Pretende-se uniformizar uma categoria de aeronaves em plena expansão, que com a autorização de mais uns quantos quilos na sua concepção pode aumentar a segurança e diminuir os custos pela inclusão de materiais menos dispendiosos sem diminuir esta segurança, antes pelo contrário, por darem aos construtores mais possibilidades de desenho sem tantas restrições.

 É a seguinte a redefinição proposta:

1. Aeronaves ultraleves de asa fixa, ou móvel sem tracção (auto giros) Monomotores Mono, ou bilugares

Terrestres: MMD 600 Kg ,

Aquáticas, ou anfíbias: MMD 630 Kg

    Com ou sem sistema balístico de recuperação (pára-quedas) cujo peso não estará incluído no máximo referido

    Velocidade máxima de perda 65 km/h

    Capacidade estrutural mínima +4 / - 2 G

    Nível de ruído não superior a 85 dB

    2. Licença de pilotos de ultraleves para a categoria de aeronaves proposta:

Básica (syllabus com incidência primordial, no material e aerodinâmica de voo, meteorologia, navegação, legislação, disciplina e fisiologia, comunicações.

    Averbamentos de: radiocomunicações, hélices de passo variável, trens retrácteis.

Aqui fica o repto europeu!

Se concorda com esta proposta de redefinição da aviação ultraleve, envie a sua mensagem para:

-> Light Aircraft Association (Czech Republic)

LAA ČR, Ke Kablu 289, 102 00 Praha 10, Czech Republic

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-> Easa

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-> INAC

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-> AOPA Portugal

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Conforme previamente noticiado aos nossos associados, decorreu no passado sábado dia 24 de Maio de 2008, uma visita especial organizada pela NAV PORTUGAL para a AOPA ao Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa.

A visita, que teve como anfitriões os controladores Virgílio Belo e Francisco Salgado, foi um enorme sucesso, tendo contado com a presença de mais de duas dezenas de associados.

Foi possível visitar por grupos a nova sala onde se encontram os controladores de tráfego aéreo de toda a FIR de Lisboa e bem assim a torre de controlo do aeroporto.

Após a visita realizou-se um almoço de confraternização com os nossos anfitriões que decorreu no Club TAP, e onde foi possível discutir alguns dos problemas e anseios que os associados da AOPA encontram no espaço aéreo gerido pela NAV PORTUGAL.

A AOPA PORTUGAL expressa publicamente à NAV PORTUGAL o seu reconhecimento e agradece as facilidades concedidas na marcação desta visita em data e horários especiais face aos normalmente praticados.

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AOPA Air Safety Foundation proporciona no seu site  uma explicação sobre Meteorologia utilizando um grafismo apelativo e casos praticos elucidativos .

Aceda a esta demonstração em

http://flash.aopa.org/asf/wxwise_fronts/wxwise_fronts.cfm

 

 

 

 

Foi remarcada a visita às instalações da NAV para o próximo dia 24 de Maio dos associados da Aopa Portugal .

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Vamos ter ocasião de ver os novos equipamentos de controlo de tráfego já em funcionamento, e de verificar como está operando a Aproximação de Lisboa e Lisboa Militar ou Lisbo Info numa das horas que vêm registando mais tráfego .

Pedimos aos associados que procedam à confirmação da sua presença o mais depressa possível.

O encontro está marcado para as 10h45 junto à entrada da NAV no edificio 118, proximo do Aeroporto de Lisboa.

A seguir à visita poderemos almoçar, em conjunto com colaboradores da NAV, num restaurante das proximidades.